quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O meu Natal nos últimos anos…..


O meu Natal dos últimos anos tem sido diferente, após um conjunto de anos em que o Natal perdeu algum significado (perda de um familiar), voltou a ser o quer era com o surgimento de outro familiar.

O meu Natal …. Uma reunião de família cujos descendentes “abandonaram” a casa mãe já vai para uns anos. Esta é uma oportunidade de a família voltar a trabalhar toda junta num objectivo cuja actividade é feita no seu reduto máximo, a CASA dos meus PAIS, ela que também representa o elemento que partiu. A execução da tarefa, o jantar diferente, a partilha da lareira, a conversa, os jogos. Devíamos fazer mais vezes ….. mas se calhar também deixava de ser tão diferente e perdia o efeito, o mais importante é aproveitar enquanto dura e não pensarmos no que poderia ter sido. È muito boa esta REUNIÃO.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Praças americanas animadas com resgate da Dubai World


È muito bom que as praças estejam animadas com esta notícia e que se promova o crescimento económico, no entanto, algo me preocupa.

Porque será que os mercados reagem sempre a este tipo de notícias? Eu consigo perceber que como em Engenharia as decisões são tomadas tendo por base indicadores. No entanto em engenharia a reacção ao indicador nunca é imediata (a não ser que o indicador já tenha sido validado anteriormente e exista o par acção reacção), o alerta leva a um conjunto de análises antes de se proceder a uma acção, isto para evitar maus julgamentos e o efeito “barata tonta” que provoca muita variabilidade no processo. No entanto nos mercados esse efeito não é respeitado e “aparentemente” existem muitas reacções a boatos e rumores. Isso faz com que os mercados oscilem e existam muitos investidores a perder e a ganhar dinheiro só com base em especulações que não se confirmam, os factores de risco associados à actividade da própria empresa em causa não deveria ser o guia? Será que não deveriam existir mais acções relativamente a estes processos de forma a castigar severamente os elementos que trazem este ruído para as bolsas e validar quem e como ganham dinheiro e se as regras são cumpridas? Parece que não interessa a muita gente ou será que estou enganado?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Histórico do PS questiona confiança na seriedade e nos propósitos éticos do Governo


Como podemos ler na notícia, um histórico (por acaso do PS mas que também poderia ser de um outro qualquer partido) questionar a confiança e a seriedade nos propósitos éticos do Governo, ver noticia Jornal de negócios online. O que é bastante indicativo de como andam as coisas pelos lado da nossa governação. Este é um sintoma de que as coisas estão a chegar a um limite em que até os próprios representantes dos partidos não se sentem muito à vontade e começam a alertar que se calhar é melhor começarem a colocar alguma seriedade no discurso. Neste momento temos o Sr. Henrique Neto a fazer está chamada de atenção, mas não é aplicável só a este governo, também o é aos que lhe precederam. Não somos governados pelo interesse Nacional mas sim pelo pessoal, estamos numa era de marketing que já deu mostras de ás vezes ser obrigada a mostrar a realidade, basta ver a crise económica quando tudo “rolava” falaciosamente bem. Um bocadinho de seriedade era bom!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Face Oculta e as suas escutas.


Ora aqui está mais um tema polémico e como muitos temas polémicos existem muitas coisas que não consigo perceber.

Não vou aqui escrever sobre quem são os culpados e o que lhes devia acontecer. Deixo isso aos tribunais, só lhes peço que tentem ser o mais isentos possível e que façam cumprir a Lei.

O que me trás aqui hoje é uma duvida que tenho, como é possível que pessoas tão competentes e remuneradas como tal insistam em se portar pior que o cidadão comum.

Eu que acho que 90% das coisas se gere por lógica e os restantes 10% por regras de gestão não consigo perceber o porquê de tanta confusão. Já foi assim no caso da Casa Pia, depois no BPP e agora na Face Oculta, quem devia clarificar coloca mais ruído que a confusão das conversas de corredor. Será que o objectivo é mesmo esse, que se torne tão confuso de forma a nunca chegaremos a conclusão nenhuma, puxam meia dúzia de nomes inocentes para a confusão para que assim que estes sejam ilibados se torne mais fácil ilibar também os culpados? Uma coisa é certa eu não tenho responsabilidades na gestão destes casos mas estes senhores, PGR, Ministro das Finanças, Supremo Tribunal de Justiça etc. tem, e era bom que começassem a actuar como tal, e não como uns rapazitos a berrar nas esquinas a dizer, ès tu, não.. não.. tu é que és, quem diz é quem é. Caso queiram ir por ai, nós também vamos, e depois dizem que a sociedade não respeita as instituições, eu sempre ouvi dizer que quem quer ser respeitado dá-se ao respeito (aqui está mais um exemplo de lógica, eu não tinha razão)?

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fartei-me de Apanhar na Cabeça


Afinal existe, estava eu a pensar num Post sobre o tema fartei-me de apanhar na cabeça (mérito da minha namorada que foi ontem ao medico e disse “fartei-me de levar na cabeça”) ao procurar na net não encontrei nenhumas referências a este tema nem como surgiu mas… encontrei este livro que ajuda a minorar este efeito. Neste livro podemos encontrar uma terapia para quem se sente aborrecido no seu emprego e pretende dar a volta. Também ensina como cair nas boas graças do chefe sem ser tão evidente que causa um efeito contrário ao que é pretendido. Como o Livro é de 2007 ainda tem barbaridades do género “Fazer finalmente pausas saudáveis para fumar um cigarro” pausa saudável eu compreendo mas associada a um cigarro? (Nota: eu fumo de vez em quando) Para quem quiser dar uma olhadela aqui vai o link de referência a algumas partes do texto. Aqui

PS: Estava tudo bem com a minha namorada não colocava lá os pés havia muito tempo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pimenta no rabinho,


Mesmo correndo o risco de o Apontamento duplicar os viewers na net devido ao uso da palavra rabinho, coloco este título na mesma.
Então não é que o nosso mui querido ex-ministro Armando Vara (e só devido a essa condição digno de um post) emitiu esta frase, “Pimenta no rabinho dos outros é refresco”, de que falaria ele?
Será que falava das dívidas dos Portugueses e do défice? Será que estaria ele a falar do desemprego? Não sei, mas o que temos todos a certeza (aguardamos o resultado dos tribunais) é que não falaria do dele pois ás comissões que leva para favorecer este e aquele deve ter um rabinho bem sedoso e fresco. Como cidadão fico perplexo com a quantidade de casos que temosl e como governo ainda não legislou uma lei anti-corrupção. Esteve o ex ministro João cravinho com uma lei (pelo que li bastante razoável) para ser proposta mas…. como quase tudo o que pode afectar os políticos foi imediatamente colocada de parte. Temos de perguntar, se era tão unanimemente boa porque foi para ao cesto?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Penalistas arrasam condenação de Isaltino


Hoje ao ler a noticia no Jornal i (cujo titulo da noticia dá nome a este post) nem queria acreditar dois penalistas, Germano Marques da Silva e Manuel da Costa Andrade a elaborar um documento sobre o julgamento de Isaltino Morais com criticas à maneira como o julgamento e obtenção de provas foi efectuado (é verdade que está obtenção deve ser o mais justa possível mas…….. e os lobbies tb o são?).

O que me parece mais impossível de acreditar é o facto de estar escrito que o SR. Isaltino Morais não deveria ser julgado pois o crime poderia ter prescrito, está para o cidadão comum ( cujos casos raramente prescrevem uma vez que não tem lobbies nem influencias que podem empaliar a justiça) é de bradar aos céus, o importante é a data do crime e não se ele ocorreu ou não. Para mim não deviam existir prescrições a partir do momento que o caso fosse aberto este nunca deveria prescrever mas sim ser “fechado” (independentemente do motivo, falta de provas, arquivado, etc) mas esta de prescrever é que me tira do sério. Então se alguém andar a empaliar a justiça, no fim ainda é compensado com um prescreveu!!!!. HAJA VERGONHA MEUS SENHORES !!!!! mas os culpados somos nós que ainda os justificamos com ao menos fez alguma coisa pelo município, isto é anedótico o SENHOR É UM LADRÃO e para quem não saiba qual a definição eu coloco aqui. (http://www.dicio.com.br/ladrao/ S.m. Indivíduo que rouba. e os Sinónimos de Ladrão: gatuno, larápio, rapace, rapinante, ratoneiro e vigarista)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CRISTIANO RONALDO, uma farsa ou um fenómeno.


Como todos poderemos pensar ora aqui está mais um tema polémico (trivial não essencial) ao qual todos gostaríamos de responder.

CRISTIANO RONALDO só por si já é um fenómeno, pois movimenta milhões de fãs é um desportista reconhecido e contam-se pelos dedos os seus pares que conseguem este grau de notoriedade.

CRISTIANO RONALDO ainda é um miúdo e tem uma ambição desmedida que faz com se aplique e se esforce, o resultado final é visível, também é um miúdo e como todos os miúdos tem amuos e “trenguisses” que todos nós também já tivemos com aquela idade. É indiscutível o seu valor quer como jogador quer como humano, não é um FIGO, mas lá está, esse bem mais cerebral e quem sabe hipócrita. Sou fã dos dois mas é certo que FIGO é muito mais pensado e calculista, não se esquecer que só foi um verdadeiro jogador de selecção perto do final da sua carreira, nunca foi transferido de um clube a bem (Benfica/Sporting, Sporting - Barcelona/Parma, mais tarde Barcelona -Real de Madrid e por fim em confronto com o treinador Real - Inter de Milão. Por tudo isto CRISTIANO RONALDO é um grande do futebol mundial de todos os tempos. Não esquecer o facto de se não existisse outro motivo só o facto de chatear o Platini já era mais do que suficiente :).

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

José Saramago “Deus é vingativo, rancoroso, má pessoa”.



Estas são as mais recentes afirmações de José Saramago seguindo a sua campanha publicitária de promoção do seu novo livro.
È notório que esta técnica já foi usada anteriormente por este protagonista, que usa Portugal e a sua grande ligação à religião/Fátima como alavanca.
Será perfeitamente aceitável que José Saramago tenha as suas opiniões sobre a religião desde que respeite quem acredita e as suas convicções, já não acho tão correcto que o faça com um intuito meramente publicitário e de promoção através da controvérsia.
O que acontece neste casos é algo que me parece bem mais grave ao aderirem a esta baixeza ridícula o mesmo acontece ás outras opiniões que possam emitir as quais deveríamos ouvir com todo o respeito e ponderação. Sempre ouvi dizer que quem não quer ser lobo não lhe veste a pele!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Vergonha em Tarouca,



Notícias fresquinhas, Tarouca mais um exemplo como um Porteguesinho medíocre confunde politica e debate de ideias com ataques pessoais. A confirmar-se verificamos que “alguém” na câmara municipal de Tarouca transferiu dois trabalhadores das suas funções no dia seguinte ás eleições após os seus filhos terem apoiado o partido da oposição durante as campanha eleitoral. Alguém disse numa entrevista ao Jornal i, que demoraríamos tanto tempo a ser verdadeiramente democráticos quanto aquele em estivemos no regime anterior (Ditadura, já só faltam 10 anos e ainda não vamos no bom caminho). O que é mais engraçado é que estes senhores nem se apercebem que eles próprios são funcionários da câmara e não seus donos, pois as câmaras são públicas logo não tem dono (mais ou menos como o condomínio lá de casa o facto de alguém ser nomeado para representante do condomínio não passa a ser dono do prédio). Também é de notar que foram estas pessoas que criticaram durante ano O Sr. António Oliveira Salazar e agora fazem exactamente o mesmo naquilo que está ao seu alcance. Deviam ser analisados estes casos e a serem confirmados, deviam ser severamente penalizados e considerados incapazes de governar democraticamente. Tudo isto seria um mal menor se só acontecesse em Tarouca mas…. temo com muita certeza que é apenas um dos muitos exemplos e acredito que de uma forma ou de outra em câmaras +/- pequenas isto aconteça. Haja vergonha Sr. Presidente da Câmara “democraticamente eleito”.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pão e Circo - Autárquicas 2009


Como espaço de opinião que espero que este blog se torne no futuro não posso deixar de opinar num tema tão actual na sociedade Portuguesa, como as eleições autárquicas de 2009.

Sou um cidadão não muito dado a actividades cívicas, um bocado por preguiça e outro tanto por falta de iniciativa, no entanto essa preguiça forçou-me a optar por um blog onde no conforto da minha casa posso publicar a minha opinião. Como pessoa não extremista, não me revejo no Prof. Medina Carreira nem no Eng. Sócrates, um pelo excesso de negativismo sem alternativa e outro pelo positivismo excessivo, ambos pecam pela falta de consequência e de reais alternativas nas suas propostas (ou ausência delas).

Após esta introdução vamos ao tema, autárquicas 2009, é com uma tristeza enorme que vejo o debate que se faz neste meu/nosso Portugal, não vi uma campanha de propostas mas sim uma alusão á Roma antiga Pão e Circo com a devida actualização do nome para Arruada. Os candidatos tentam salientar as suas diferenças mesmo quando analisando no fundo falam do mesmo por outras palavras, existem temas que nunca deviam ser discutidos em campanha mas sim noutros fóruns por serem a espinha dorsal da governação e não é em 20 minutos e em frente a uma população que não está minimamente enquadrada com o tema que se expõe ideias. O problema de Portugal é não ter uma linha mestra que poderá ser alterada com pequenos ajustes consoante a ideologia das pessoas eleitas mas mantendo sempre um rumo de consenso nacional. O que vemos é a necessidade de uma constante desinformação de forma a manter tudo na mesma e assim manterem o poder, sim porque no final é do Poder que estamos a falar, o Poder de conseguir sobrepor as “minhas” ideias (ou de um grupo) sobre o outro e dai tirar proveitos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Polanski e o seu crime


Estamos a brincar ou quê? Li em vários fóruns/Jornais que o Polanski devia ser libertado, só posso interpretar isto como anedota. Então o homem droga uma criança, viola-a, confessa e só por terem passado n de anos ou ser quem é deve ser absolvido? Fossem familiares próximos destes comentaristas em vez de pedir absolvição iam mata-lo com as próprias mãos (ou pelo menos diziam que o iam fazer). Com que moral depois vem pedir resolução rápida nos crimes tipo casa pia (que também já aconteceu há uns tempos atrás) e/ou burlas económicas de pessoas com poder/famosas. O tipo que nos rouba a garagem ou o carro, esse sim é que deve ser severamente punido não é? O Alberto João é que tem razão este pais endoidou. As pessoas ás vezes deviam pensar antes de emitir uma opinião.