sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pão e Circo - Autárquicas 2009


Como espaço de opinião que espero que este blog se torne no futuro não posso deixar de opinar num tema tão actual na sociedade Portuguesa, como as eleições autárquicas de 2009.

Sou um cidadão não muito dado a actividades cívicas, um bocado por preguiça e outro tanto por falta de iniciativa, no entanto essa preguiça forçou-me a optar por um blog onde no conforto da minha casa posso publicar a minha opinião. Como pessoa não extremista, não me revejo no Prof. Medina Carreira nem no Eng. Sócrates, um pelo excesso de negativismo sem alternativa e outro pelo positivismo excessivo, ambos pecam pela falta de consequência e de reais alternativas nas suas propostas (ou ausência delas).

Após esta introdução vamos ao tema, autárquicas 2009, é com uma tristeza enorme que vejo o debate que se faz neste meu/nosso Portugal, não vi uma campanha de propostas mas sim uma alusão á Roma antiga Pão e Circo com a devida actualização do nome para Arruada. Os candidatos tentam salientar as suas diferenças mesmo quando analisando no fundo falam do mesmo por outras palavras, existem temas que nunca deviam ser discutidos em campanha mas sim noutros fóruns por serem a espinha dorsal da governação e não é em 20 minutos e em frente a uma população que não está minimamente enquadrada com o tema que se expõe ideias. O problema de Portugal é não ter uma linha mestra que poderá ser alterada com pequenos ajustes consoante a ideologia das pessoas eleitas mas mantendo sempre um rumo de consenso nacional. O que vemos é a necessidade de uma constante desinformação de forma a manter tudo na mesma e assim manterem o poder, sim porque no final é do Poder que estamos a falar, o Poder de conseguir sobrepor as “minhas” ideias (ou de um grupo) sobre o outro e dai tirar proveitos.

1 comentário: