quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O porquê da falta de produtividade, conversas acesas sobre não assuntos!


Hoje nem me apetecia escrever mas, ao ler o Diário económico surgiu o tema. A Produtividade em Portugal, deputados irritados com o Ministro por este ter abandonado o debate a meio, não vou dizer que não seria importante o Ministro ficar até ao fim, mas…… aqui vai. Se o Ministro tinha alertado a Assembleia que se teria de ausentar e se ausentou, tal como tinha dito, de certeza que deixou alguém que o representasse. Mas não, o foco não era esse e logo começou a dispersão sobre um tema menor cujo objetivo eram os dividendos políticos. É comum os Portugueses perderem imenso tempo a discutir “sardinhas” quando temos “baleias” ali ao lado. Vemos conversas longas e acesas sobre não assuntos, seguidas por temas importantes que passam sem grande entusiasmo. Eu acho que isso se deve à nossa falta de competência, em que nos assuntos menores, todos temos uma opinião, no que interessa ficamos calamos e dizemos temos de ver isso depois. Os países nórdicos regra geral vão logo ao assunto sem “perdas” de tempo. Assim se descobre uma fórmula de aumentar a produtividade, atacando desde logo o valor acrescentado e deixando os assuntos “menores” ou os não assuntos para segundo plano, resolvendo-os caso exista tempo.

1 comentário:

  1. Olá Miguel um assunto pertinente sobre,o qual também tu acabas por não o definhar conforme, a proposta do título.
    Mas pior do que expões até, é quando há "futebois" e eles, os "putados", aceleram o trabalhinho para logo acorrerem aos seus gabinetes e aí descansarem o cérebro.

    Agora assuntos respeitantes à nação entendo que são de maior responsabilidade e aqui a produtividade é tema merecedor de grande destaque, não pela parte dos trabalhadores mas dos seus responsáveis.
    Um Abraço

    ResponderEliminar