Muitos de nós interroga-mo-nos do que virá a ser Portugal nos próximos anos. Também não sei, mas o que sei é que não tenho informação suficiente para poder opinar com muita segurança (algo que também nunca foi um problema para mim, risos….). Vemos muitas vezes os Portugueses a opinar, o Governo isto, a oposição aquilo, o Estado isto o Estado aquilo, no entanto na verdade nós somos todos accionistas de uma empresa que não conhecemos verdadeiramente. Nós votamos em conselhos de Administração (vulgo, Partidos e Governos) sem sabermos as contas desta nossa empresa.
Uma das maiores preocupações dos Governos deverá ser o conhecimento das suas contas, não será coisa fácil mas de certeza que é possível. Onde estão os planos para a governação publicados? Onde estávamos, quanto recebemos e o que deixamos, qualquer empresa que se preze publica-os anualmente. Se calhar é por desconhecimento meu, ou o acesso a esta informação não é fácil de obter (mas devia!), a informação quando não é clara dá azo a confusão e manipulação dos dados por parte de quem tem objectivo de confundir.
A informação devia estar disponível para qualquer cidadão a consultar a qualquer hora (de uma forma fácil e sem interpretação da imprensa ou outro agente) e assim a interpretar e votar em consciência e não baseado em percepções, quer venham elas da imprensa ou dos partidos e do seu marketing. È certo que muitos diriam, “não íamos perceber nada e não” ok, talvez concorde, mas por favor dêem-me essa opção!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário