Passei uns dias por casa de férias, entre alguns assuntos que nunca conseguimos resolver e outros que ficam pendentes para resolver nas férias, vi as notícias ao almoço e ao jantar. Depois interroguei-me … como é que o país não devia andar deprimido as noticias só abordam situações de crise. Não existe uma entrevista a alguém que teve um percurso de sucesso e que partilhe com os demais qual a chave que usou para o sucesso. Não acredito em soluções chave na mão mas de certeza que uma ou outra coisa dá para aproveitar. Devíamos tentar educar as pessoas, em vez de as enchemos com histórias de desgraças pessoais. Isso faz com que as pessoas se vão identificando com as historias e fiquem cada vez mais deprimidas. Os Portugueses necessitam, é de motivação usando a realidade e não a ficção (olá Sr. Sócrates). Que estamos num mau caminho, já sabemos, agora queremos é informação sobre o OUTRO!!!!!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Uns dias por casa…….
sábado, 20 de novembro de 2010
Os comentários ……… e o lado mal-humorado do Português.
Estava eu a ler o Económico (algo que faço quase todos os dias, em papel ou na Net) e como gosto muito da possibilidade do contraditório leio às vezes os comentários. Comentários que eu acho de grande utilidade pois permite aos leitores a possibilidade de acrescentar conteúdo à notícia, ou mesmo critica-la, caso não concorde com ela. No entanto não é isso que acontece, a grande maioria das vezes os leitores usam aquele espaço para escrever asneiras e/ ou chamar nomes aos políticos ou à classe dirigente (as vezes precisam de ouvir umas quantas verdades mas devíamos sempre expor as nossas ideias com o máximo de elevação). Na notícia que eu estava a analisar estavam uns tipos a criticar a escolha do Américo Amorim para rolhar 3 garrafas do whisky mais caro do mundo. Uma escolha que é simbólica, que demonstra a qualidade dos produtos e dos trabalhadores Portugueses mas, mesmo assim existe gente tacanha que gosta de mandar bocas e não vê o alcance das coisas. Vamos promover Portugal e incentivar os Portugueses porque a malta quando está motivada faz muito e muito bem!!!! E vamos passar a escrever nos jornais só quando temos algo a dizer e não só para falar.. falar ..e não dizer nada….
sábado, 13 de novembro de 2010
Os dias de chuva……
Os dias de chuva tem um mérito associado, como não sou adepto de shoppings posso sempre ficar em casa a fazer aquelas coisas para as quais nunca tenho tempo. È bom ler um livro com a luz a brilhar e parar quando a fome aperta ou quando já não dá para ler sem a luz natural. Também é bom convidar uns amigos para dar uma saltada cá a casa e conversar e/ou lanchar (hoje não foi o caso). Aquele frio que acompanha o dia e nos obriga a ficar despertos……. é muito bom mas, ainda bem que só acontece às vezes!!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Paisagens….
As viagens que vou fazendo por Portugal mostram realidades cada vez mais distantes e que se vão perdendo. Se por um lado sou apologista de um conhecimento global do mundo e das suas realidades, por outro lado é com tristeza que vejo a perda das características singulares dos lugares. Um interior cada vez menos povoado, cujas povoações mingam e se isolam ao logo dos anos. Devemos ser nós, a geração “activa”, que devemos procurar novas formas de manter economicamente estas regiões e as suas especificidades, se o modelo anterior mais assente na agricultura já não é funcional, então que se trabalhe o turismo como uma aposta central. Talvez não um turismo de massas, mas um turismo direccionado a nichos de mercado cujo respeito e preservação da natureza são uma prioridade.